Minas abandonadas - 02 de Marpenoth de 1368 DR
Ainda à noite, o grupo entra nas minas abandonadas. Seguem um corredor estreito, escavado na rocha sedimentar das colinas Blanryde. O corredor segue por algumas dezenas de metros até se abrir numa série de espaçosas cavernas naturais, com mais de vinte metros de largura e dez de altura. Exploram uma caverna lateral inicialmente, onde encontram inscrições e poesias de amor deixadas há muito tempo pelos anões que trabalhavam no local. Numa outra parte dessa mesma caverna, grandes colunas de pedra formadas pelo gotejamento de água lembram tubos de um majestoso órgão de igreja. Saindo da caverna e voltando para o corredor principal, sentem um ataque mágico contra o grupo, que não surte efeito. Wasif e Gimlond analisam o local e reconhecem que se trata de um Wyvern Watch, uma magia que tenta paralisar quem passa por sua área de efeito. Evitam a área e continuam seguindo o largo corredor principal, mais atentos que antes. Mais à frente, uma das paredes do corredor possui um veio avermelhado, que lembra as estrias de um pedaço de bacon. Os anões reconhecem que o veio é natural e não passa de uma curiosidade geológica. Passando por outra dessas curiosidades, dessa vez uma pedra que lembra vagamente a cabeça de um gato, Earinë ouve passos atrás do grupo. Wasif se transforma num rato e, vasculhando o corredor, avista um halfling escondido nas sombras! Wasif volta ao grupo e sinaliza para que o sigam. O halfling corre, mas o grupo age rapidamente e o captura. Ele se rende imediatamente, jogando sua espada curta no chão. Se chama Tinsley e conta que veio atrás do grupo do qual faz parte. O grupo foi capturado perto da entrada das minas enquanto dormia e só ele conseguiu escapar sem que os sequestradores percebessem. Seguiu os sequestradores até aqui e estava tentando libertar seus companheiros. Pede a ajuda do grupo. O grupo fica desconfiado a princípio, mas concorda em ajudá-lo. Continuam viagem, com Cantoná e Tinsley à frente procurando por armadilhas.
Mais à frente, o teto do corredor se mostra repleto de estalactites que terminam em protuberâncias brancas em forma de globo. Parecem ser apenas outra curiosidade da caverna. Quando estão prestes a sair dessa área, flechas voam em direção ao grupo! Tinsley recua, enquanto Cantoná, Gimlond e Nurgar seguem à frente, para o combate. Sengir protege a si mesmo e a Earinë com seu escudo e Wasif e Hadrada se protegem encostando na parede da caverna. Os que seguiram à frente sofrem alguns ferimentos de flecha e, chegando à uma grande caverna, se deparam com um grupo de mais de dez homens. Todos estão armados, alguns com espadas curtas e outros com espadas longas e escudos. Os homens possuem aparência mal cuidada, como aqueles que habitavam o forte em ruínas em Thornwood. Sengir corre para o combate atrás dos demais e Hadrada permanece na retaguarda, protegendo Earinë e Wasif.
Quando o paladino entra em combate repara na presença de um homem de cabelo ruivo bem avermelhado e olhos azuis. O homem é um guerreiro, o que pode ser percebido tanto por sua armadura surrada e sua espada bastarda quanto por uma antiga cicatriz que corre de sua orelha direita até sua boca. "Peregrinos... levados... o homem de cabelo vermelho... eles estavam vivos, eu juro...", lembra Sengir das palavras dos guardas que acompanhavam os peregrinos de Helm, encontrados à beira da morte em Howler's Moor. O homem luta junto a um halfling, que usa um manto negro e uma espada curta. Sengir entra em combate com ambos e com mais dois homens. Fere o guerreiro de cabelo ruivo várias vezes, com espadadas certeiras, mas também é ferido gravemente pelo homem, que mostra saber empunhar bem sua espada. Cantoná e Nurgar enfrentam os demais e Gimlond se reveza entre o combate e ajudar seus companheiros com as curas de Marthammor Duin. Wasif, vendo que o grupo à frente enfrenta um grande número de oponentes, ordena que Hadrada e Tinsley sigam para o combate. Hadrada corre à frente e passa a enfrentar o halfling que combatia Sengir. Tinsley, vindo atrás de Hadrada, mostra ser na verdade um dos oponentes e ataca Hadrada pelas costas! Finca sua espada curta fundo em uma das pernas do guerreiro. A suspeita inicial do grupo, de que o halfling não era confiável, se mostra correta. Cantoná sofre diversos ferimentos e acaba por cair. Earinë, tentando ajudar Cantoná, lança a magia Sleep nos dois oponentes que ele enfrentava. Ambos dormem sob o efeito da magia. O homem de cabelo vermelho, já muito ferido, recua para trás dos humanos que enfrentavam Sengir junto a ele e toma uma poção. Em seguida começa a recuar para o fundo da caverna, região ainda não explorada pelo grupo. O guerreiro recua em grande velocidade, provavelmente resultado de alguma magia ou item mágico. Earinë, tentando impedí-lo de fugir, lança a magia Nahal's Reckless Dweomer, tentando simular o efeito de um Magic Missile. Como sempre, a magia não tem o efeito esperado e funciona na verdade como a magia Slow, retardando o guerreiro. A maga se anima acreditando que isso o impediria de fugir, mas a magia ou item que dá velocidade ao guerreiro é forte e permite que ele fuja ainda assim. Os demais humanos e halflings continuam sendo combatidos pelo grupo e por fim são vencidos. Wasif usa uma magia de cura em Cantoná, que acorda, ainda que bem fraco.
Explorando a caverna à frente, por onde o homem de cabelo vermelho fugiu, encontram uma escada de mão que leva para um nível inferior das minas. O grupo decide não descer ainda, já que está bem ferido depois do confronto. Gimlond, voltando da escada para o local do combate, é atacado de surpresa por um Piercer, uma criatura praticamente idêntica a uma estalactite que tenta empalar suas vítimas se soltando do teto. A criatura fere o anão, cortando suas costas de fora a fora, mas não consegue matá-lo. Gimlond a esmaga com sua maça sem dificuldade, enquanto ela tentava se mover lentamente de volta para a parede da caverna.
Com os oponentes encontram 230 GP, 78 SP, 31 CP e algumas jóias, que segundo Cantoná valem cerca de 300 GP no total. Todos usam um pequeno broche de prata, de pouco valor, no formato de um escudo. Mas o grupo não sabe o que isso significa. Entre as demais jóias usadas pelos bandidos encontram um anel com um "J" gravado na parte de dentro. Reconhecem como sendo o anel de Jelenneth, o que anima o grupo. É a primeira pista que encontram da jovem desde que começaram a busca, mais de dois meses atrás. Os dois homens que foram colocados para dormir pela magia de Earinë são amarrados e interrogados. Dizem que o nome do homem de cabelo ruivo é Ramor. Ele e dois clérigos de Cyric, um homem chamado Imrin e uma mulher chamada Shilek, dão as ordens por ali. Assim como no forte, contam que os orcs vêem do subterrâneo e recolhem os magos e clérigos capturados pelo grupo, mas nenhum dos dois se lembra de ter visto Jelenneth passar por ali. Também como no forte dizem que os clérigos são protegidos por mortos-vivos...
O grupo decide descansar para descer na manhã do dia seguinte. Sengir falha em seu turno de vigília e dorme, mas a noite passa sem que nada aconteça. Pede desculpas aos demais no dia seguinte, por ter colocado o grupo em perigo. Wasif e Gimlond cuidam dos ferimentos de seus companheiros e todos se preparam para o combate com os clérigos de Cyric e com seus mortos-vivos. Sabem que uma batalha sangrenta os espera nas minas abaixo.
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