quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mapping

Escrevi um programa para calcular a extensão de rotas em mapas, assim como o tempo de viagem para percorrer essa rota. O programa usa a regra básica de movimentação do AD&D 2ª edição: em um dia um personagem/grupo pode percorrer, em milhas (1,6093 km), a sua taxa de movimento (movement rate ou MV) multiplicada por 2. Por exemplo, um grupo composto exclusivamente por humanos (MV 12) percorre 24 milhas por dia. Já um grupo que possui pelo menos um anão, halfling ou gnomo (MV 6) percorre 12 milhas por dia. O programa também permite que a regra de marcha forçada (force march) seja usada, onde o personagem/grupo pode percorrer, em milhas, sua taxa de movimento multiplicada por 2,5.



Para usar o programa basta ter uma imagem de um mapa que possua escala gráfica, como o mapa de Haranshire postado anteriormente. Carregado o mapa no programa (botão "Load map..."), deve-se:

- Com a checkbox "Set scale" marcada, traçar uma reta que acompanhe a escala gráfica do mapa, clicando em cada uma de suas extremidades;
- No campo "Scale length in miles" informar quantas milhas a reta da escala representa;
- No campo "Movement Rate" informar a taxa de movimento do personagem/grupo, marcando a checkbox "Force March" se desejar;
- E, por fim, com a checkbox "Set path" marcada, traçar o caminho a ser percorrido, clicando nos pontos onde se deseja passar.

Uma vez feito isso pode-se ver, à esquerda, a extensão da rota em milhas e o tempo que o personagem/grupo levará para percorrê-la. Além disso, se o tempo de viagem for maior que um dia, na linha vermelha que indica a rota desejada aparecerão alguns círculos. Estes círculos indicam onde o personagem/grupo estará ao fim de cada dia de viagem. Nestes pontos deve-se descansar, para continuar viagem no dia seguinte.

Nota: É preciso ter o Java instalado para executar esse programa. O programa foi feito em Processing, utilizando a biblioteca controlP5 para criar a interface.

15/05/2010: versão 0.9
17/05/2010: versão 1.0
17/05/2012: versão 1.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário